Site responsivo é aquele que se “ajeita” o seu layout e conteúdo com base no tamanho e resolução da tela na qual o site está sendo visto. Por exemplo, tela de computador, celular, tablete, notebooks, etc…
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O Avanço e necessidade atual em tornar um site responsivo, está diretamente ligada ao aumento do uso de smartphones. Em um dispositivo móvel a navegação e experiência do usuário, quando o site não é responsivo, torna-se chata e limitada, devido aos erros na formatação da página.
Uma das principais vantagens em se criar um site responsivo é que todo o conteúdo se encaixa de acordo com o tamanho da resolução eliminando, por exemplo, a necessidade do seu cliente usar recursos de zoom para visualizar uma página completa.
- 89% dos internautas utilizam celulares para procurar informações, serviços e produtos de empresas locais;
- 32% dos usuários ficam frustrados quando um site não é exibido corretamente em dispositivos móveis;
- 13% dos brasileiros usam os celulares para comparar preços, enquanto visitam as lojas físicas.
Assim, criar um site responsivo atualmente é muito importante para todos os segmentos do mercado. Pensando nisso, apresentamos abaixo 10 vantagens sobre o porquê criar um site responsivo é tão crucial e os benefícios que ele trás.
1 – Melhora o posicionamento em buscadores.
O Google por exemplo, tem levado em consideração os sites com layout responsivo, desde abril de 2015, para criar seu rankeamento de páginas. O posicionamento é primordial nas buscas do Google, pois a chance dos internautas clicarem nas cinco primeiras posições é muito maior. Segundo o Google sites que não são resposnivos ou não possuem uma versão mobile aparecem com mais dificuldade em buscas feitas por celulares e smarthphones.
2 – Aumenta a visibilidade do site e consequentemente da sua empresa.
Tornar seu site responsivo aumenta a visibilidade devido ao crescimento dos acessos à internet pelo celular.
- Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel.
- No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel (e-Marketer)
- 61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel.
3 – O site se adaptará a dispositivos futuros.
Devido à constante mudança no mercado de tecnologia, com o lançamento de novos modelos de celulares, tablets, relógios, notebooks e outros dispositivos para acesso à internet, criar um site responsivo é ter a certeza de que ele permanecerá com o layout bonito mesmo em novos modelos, pois o design é programado para se adequar a tela, independente se o tamanho já é existente ou não.
5 – Melhora a otimização SEO.
Sites responsivos reduzem a chance de erros de SEO na sua página. Pois, possuem um melhor desempenho, são mais fáceis de manter, têm uma única URL o que torna mais fácil para o Google rastrear o site, além de, ser a preferência do Google para padrões móveis.
6 – Aumenta a conversão no site.
A tecnologia responsiva pode aumentar a conversão, que é quando o visitante realiza a ação que a determinada pela sua empresa, como por exemplo: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, simplesmente porque o site está pronto para qualquer dispositivo.
Com a utilização das redes sociais para promoção de uma marca, a necessidade de páginas responsivas é ainda maior. Pois, se o usuário clicar em seu link em uma rede social pelo smartphone e a sua página não se adequar ao dispositivo, a chance dele sair do site e não converter é muito maior do que a dele abrir novamente o link no desktop.
7 – Cai a taxa de rejeição.
Quando o internauta acessa o site, mas acaba saindo dele por algum motivo, essa é a taxa de rejeição. Com um site responsivo os visitantes ficarão mais tempo porque ele é fácil de navegar, usar e pode ser visto em computadores, tablets e celulares, entre outros, o que possibilita uma experiência positiva para o usuário.

Sócio/fundador da Desdeinter.
Expert em branding e marketing digital.